Estive pensando na magia do ordinário e quis vir compartilhar com vocês.
Vocês já pararam pra pensar o quanto a vida que levamos, cheia de compromissos, prazos, pressa, “lugares para chegar”, coisas para conquistar, alienação... nos faz engrossar o nosso olhar para a vida?
Os detalhes, que nela moram, precisam de um refinamento do olhar, é neles que a beleza do mundo se apresenta.
Vamos fazendo pequenas e grandes coisas do dia a dia sem atenção alguma, vamos só passando pelos acontecimentos, sem deles beber, sem sentir, sem nos afetar, e quando percebemos - PLUFT! - já passou, e continuamos ansiosos pelo próximo acontecimento que muito provavelmente não iremos aproveitar.
As coisas precisam da nossa presença para somar valor, não aquele valor que atribuímos ao dinheiro, eu falo sobre valor do tempo de vida.
A vida que levamos nos cansa o suficiente para passarmos por ela anestesiados.
Mas, a magia do ordinário existe - como eu sei disso? Eu sei porque sinto.
Porque me permiti parar e ... olhar.
Ela está presente o tempo todo, se mostrando para quem está disposto a enxergar. No cafezinho quente, no cheiro dos livros, no momento que você passa com seu animal de estimação, com as pessoas que você ama, fazendo coisas das quais você gosta (sem precisar ser bom nisso), naquele momento que você recebe atenção quando estava precisando, ou no dia que você acorda e tem um insight sobre algo que estava pensando.
Muito tem-se falado sobre saúde mental, auto cuidado, mas pouco se entende que não há skincare no mundo que nos faça sentir cuidados se não estivermos descansados, presentes, abertos pro ordinário.
Nossa saúde mental também depende das perspectivas que adotamos na vida, e não é sobre ignorar as partes difíceis, mas encontrar espaço para nutrir o que tem de bonito também. É conseguir estar conectado com seus sentimentos e pensamentos mais íntimos, sem ter medo deles, ou de como eles podem te paralisar.
É poder caminhar com medo mesmo e com o olhar atento a magia dos detalhes.
Que a gente aprenda a manter esse olhar cada dia mais presente em nosso dia a dia.
Que a gente consiga encontrar tempo para viver e comtemplar o ordinário.
Beijos e cuidem das suas cabecinhas 😊
Este textinho faz parte de um vídeo que fiz para o meu canal no youtube, nele pretendo fazer vlogs de rotina, leitura, arte, falar de saúde mental e neurodivergência.
Se você gosta desse tipo de conteúdo, me acompanhe lá também, eu vou ficar muito feliz.
Até logo!